segunda-feira, 20 de outubro de 2008

É necessário aprender Java para o Compiere/ADempiere?

Muitas pessoas me perguntam se é necessário aprender Java para um projeto de implantação do Compiere ou ADempiere. Bom, isso depende muito do que será implantado, mas algumas coisas posso garantir:

- A maior parte do trabalho é feito sem programar nada
- Mas não dá para dizer que o projeto inteiro de implantação do Compiere/ADempiere não precisa de conhecimento em Java.

Explico:

Criação de janelas, campos, manutenção de menu, etc, tudo é feito usando o framework do Compiere/ADempiere. Você consegue criar novos campos facilmente sem ter que saber nada de Java.

Alguns casos, no entanto, requerem um conhecimento em java. Exemplo: você precisa integrar seu sistema com impressão matricial. Mesmo que existam pacotes prontos para isso, um mínimo de conhecimento em Java é necessário para realizar essa tarefa.

Cada vez mais o código Java pode ser embutido direto no dicionário de aplicação, sem ter que fazer aquelas exaustivas tarefas de bluid e deploy. Isso acontece no ADempiere, onde se consegue facilmente colocar um código feito em java para validação de CNPJ, por exemplo, no dicionário de aplicação. Bom, ainda assim o conhecimento de Java é necessário. Mas certamente suas customizações podem ser facilmente transportadas em uma migração.

A vantagem do Compiere e ADempiere é que a maior parte do trabalho não é de programação Java. Mas ainda assim, certamente você precisará de alguém com algum conhecimento em Java para auxiliar na implantação.

Um comentário:

  1. Sempre venho aqui dar um olhada no seu blog, porém, essa é a primeira vez que deixo comentário.
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento. Tem sido muito útil.

    ResponderExcluir

Se desejar contato, coloque seu email por favor.