terça-feira, 28 de outubro de 2008

Site Compiere Brasil será tirado do ar



Lamentavelmente terei que tirar o site www.compierebrasil.com.br do ar. Esse site que surgiu como resultado de um projeto financiado pela Finep (adaptação do Compiere para uso com o PostgreSQL) terá de ser retirado.

Isso aconteceu graças a atitude da empresa Compiere, Inc (www.compiere.com) de acionar um escritório de propriedade intelectual (???) no Brasil exigindo o domínio em seu nome, alegando diversas coisas.

O que me deixa chateado é o fato de que graças a pessoas como eu, o projeto Compiere foi mais divulgado no Brasil. Graças ao trabalho da minha equipe (financiada pela Finep), pudemos colocar uma versão com o PostgreSQL tornando mais fácil a avaliação do mesmo para potenciais clientes da Compiere Inc.

Como resultado disso, ao invés de dividir meus esforços entre dois sites e divulgar dois projetos, vou me concentrar em apenas um: o ADempiere, que representa de verdade o modelo open source.

O que alguns empreendedores de software não entendem é que graças a atitudes como estas, cria-se uma barreira tão grande para a empresa que por melhor que o software seja, ninguém se interessa em usar. Porque as pessoas quando adquirem um produto não é apenas o produto em si, mas tudo que a empresa por trás daquele produto representa pra ela. Isso é básico de marketing.

Bom, aguardem próximos capítulos da novela. Ela não termina aqui.

Fernando Xavier

P.S.: A marca Compiere é propriedade exclusiva da empresa Compiere, Inc e não tenho absolutamente nada a ver com ela.
P.S.2: A nossa versão com a adaptação com o PostgreSQL ainda será disponibilizada. Informarei o lugar correto em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar contato, coloque seu email por favor.