quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Instalar ADempiere

Antigamente, o processo de instalação do Compiere (e depois ADempiere) era um processo bem trabalhoso. Hoje é bem mais fácil e isso certamente facilita que mais pessoas possam usar/avaliar o sistema.

Lembro-me que minha primeira instalação do Compiere (acho que em 2003) para testes foi em uma máquina que tinha 128Mb de memória. Naquela época não tinha versão PostgreSQL e era obrigado a usar o Oracle (não existia o XE também).

Depois de sofrer um pouco até que consegui instalar. "Sofrer" pelas restrições de hardware e também pela documentação escassa. Hoje, no site www.adempiere.com tem documentação de quase tudo. Claro que a maior parte apenas em inglês mas nada que um Google Translator não ajude.

Enfim, o mais engraçado na época era que eu clicava em um item do menu, ia fazer outra coisa em outra máquina, e depois ia ver o resultado. Tudo isso porque tinha pouca memória. Sabem como é, empresário em início de carreira não costuma ter muitos recursos..rs. Depois comprei mais um pente de memória e até que consegui usar bem o Compiere.

Depois, com a nossa versão do Compiere Brasil era um pouco mais fácil (ou menos difícil) mas assim como nas primeiras versões do ADempiere, tínhamos uma barreira: o tal Pl Java. As maiores requisições de suporte eram justamente para o Pl Java, pois instalar o JDK e PostgreSQL era fácil. Duro mesmo era configurar o tal PL Java.

Com a versão 3.4.2 do ADempiere as funções que necessitavam do PL Java foram escritas em linguagem de banco. Aí certamente ficou mais fácil instalar.

As pessoas ainda têm um pouco dificuldade de instalar o ADempiere mas seguindo os passos básicos, não tem muito o que errar:

1) Instalar JDK (Java 1.6 para ADempiere 3.6)
2) Configurar variável de ambiente JAVA_HOME que é o caminho da instalação do JDK
3) Instalar PostgreSQL
4) Configurar arquivos pg_hba.conf e postgresql.conf para permissões de acesso
5) Criar usuário adempiere e base de dados adempiere (codificação UFT-8 sempre!)
6) Importar dump na base de dados adempiere
7) Descompactar o ADempiere no diretório raiz (para quem usa Linux, usa-se geralmente o /, ou /opt/ ou /usr/local)
8) Se usar o LBR, copiar o arquivo customization.jar para a pasta lib do ADempiere
9) Executar a aplicação RUN_setup.bat (ou sh para quem usa Linux, como eu)
10) Depois de terminado, acessar o dir utils e executar RUN_Server2.bat (ou sh)

Claro que existem variações de acordo com sistema operacional, rede, etc. Mas geralmente os passos são bem parecidos com os acima. Até poderia criar um post como "Instale ADempiere em 10 passos". rssssss

A tendência é que o processo de instalação fique cada vez mais fácil. Já existe faz tempo um Installer para o ADempiere que instala tudo para você. Pessoalmente, eu nunca testei essa aplicação mas já ouvi relatos de que funciona bem.

Como consultores que trabalham com ADempiere, fazemos muitas vezes esse serviço de instalação e configuração. Mas não podemos ficar prestando muito suporte caso a caso porque temos clientes para atender. Por isso existe muito material na internet e o (ótimo) fórum da Kenos  (http://forum.kenos.com.br).

Diferente do caso que contei no início, hoje tem bastante material. Eu mesmo devo ter alguns artigos publicados por aí sobre instalação.
Por isso, sempre que tiver algo a agregar ao ADempiere, publique. É assim que se cresce uma comunidade. :-)

Quer aprender mais? Faça o curso conosco: http://cursoadempiere.conceptia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar contato, coloque seu email por favor.