quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ADempiere: Rede

Como falado em posts anteriores, o ADempiere funciona no modo cliente-servidor. Obviamente que se tudo (aplicação cliente e servidor) é executado na mesma máquina, a preocupação com a rede é minimizada. Mas se estamos pensando em uma estrutura mais usual, no qual podemos ter uma máquina hospedando a aplicação servidora e mais umas duas máquinas com a aplicação cliente, a rede é algo fundamental.

No post anterior mostramos que a importância do banco de dados para o ADempiere vai além de ser um repositório de dados. Por isso, a comunicação da aplicação cliente com o servidor é muito mais frequente do que muitas aplicações. Dessa forma, uma estrutura de rede tem que ser a mais otimizada possível. Já vi lugares em que empresas tinham a falsa impressão de que para a aplicação funcionar de maneira adequada bastaria investir em um servidor potente. Mesmo que a aplicação seja acessada apenas via browser (ou seja, tudo sendo executado no servidor) uma rede com boas condições ainda é fundamental.

Pense num caso mais simples: imagine que sua empresa usa uma planilha que está compartilhada em rede. Ou seja, o arquivo da planilha está no servidor e você abre-a em sua máquina através de um compartilhamento de rede. Se a rede estiver lenta por qualquer motivo, o acesso a planilha ficará prejudicado, concorda? Pois é, se para uma planilha já é assim, imagine um ERP com as suas várias transações?

Muitas vezes, um usuário pode avaliar uma aplicação negativamente porque ela está lenta. Claro que um usuário não vai avaliar se a lentidão é causada pela lentidão na rede, por um cabo malfeito ou uma rede sem fio estruturada de forma errada. Para o usuário é aplicação que é ruim. Ele vai comparar com aquela planilha que está gravada na máquina dele e que funciona corretamente, sem lentidão.

Por isso, em qualquer projeto de implantação, a rede deve ser analisada em detalhes para que problemas alheios ao ADempiere não prejudiquem o uso da aplicação e o projeto de implantação.

Quer aprender mais? Acesse http://cursoadempiere.conceptia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar contato, coloque seu email por favor.