segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ADempiere: Servidor de Aplicação

O servidor de aplicação do ADempiere é um elemento importante no ADempiere. Ele é instalado quando é executado o RUN_Setup.sh (ou bat, se Windows) e tem as funções principais:

  • Acesso Web
  • Download da Versão Client
  • Usar Versão Client Java WebStart
  • Processamento Contabilidade
  • Gerenciamento de Processos
  • Relatórios Jasper
Cada processo só vai funcionar corretamente com o servidor de aplicações iniciado (executar utils/RUN_Server2.sh - ou bat) Falaremos de cada um a seguir:


Acesso Web
Além da versão que pode ser instalada na estações, o ADempiere também pode ser acessado via browser. Com isso não é necessário que nada seja instalado na estação, apenas obviamente, ter acesso a rede.

A vantagem de uso da versão Web é que tudo é processado pelo servidor, assim não é necessário ter grandes configurações de hardware nas estações.

Download da Versão Client
Considero a função menos importante do servidor de aplicação, visto que para instalar nas estações o recomendado é a versão com Java WebStart. Mesmo assim, em alguma situação pode ser que a versão com WebStart não sirva e por isso o download da versão client para ser instalada manualmente se faz necessário.

Usar Versão Client Java WebStart 
Função importante e necessária para instalar o ADempiere nas estações. A vantagem dessa versão é que a estação não precisa ser atualizada automaticamente. Quando a aplicação for iniciada na estação, há uma verificação se no servidor há uma versão mais nova. Caso exista, ocorre a atualização automática.

Processamento Contabilidade
Os lançamentos contábeis só são efetuados com o servidor de aplicação iniciado. Assim, se contabilidade é fundamental na sua implantação, ter o servidor de aplicação rodando é requisito fundamental.


Gerenciamento de Processos
Imagine que você necessite de um processo que todo dia de manhã verifique os aniversariantes do dia e envie um e-mail de parabéns? Essa execução de processos agendamentos (bem como acompanhamento do mesmo) é feita pelo servidor de aplicação.

Relatórios Jasper
Os relatórios que são feitos usando o JasperReports precisam estar acessíveis para as estações. Existem algumas estratégias e o uso do servidor de aplicação é uma delas.

Como pode perceber existem várias funcionalidades do servidor de aplicação do ADempiere. Embora para funcionar a maior parte das funcionalidades ele não seja necessário, é importante ter sempre o servidor iniciado.

Quer aprender mais? Faça o curso conosco: http://cursoadempiere.conceptia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se desejar contato, coloque seu email por favor.