O iDempiere surgiu como um projeto alternativo ao ADempiere e foi criado por ex-membros da comunidade ADempiere. Existiram muitas dúvidas no Brasil no último ano para onde caminharia a comunidade local. Manteria foco no ADempiere? Ficaria com o iDempiere? Versões para os dois?
Como mais uma alternativa para a comunidade de software de gestão de código aberto no Brasil, Alan Lescano, consultor que trabalha na empresa Ipanema Comercial/Estrela do Oriente e desenvolve customizações para ADempiere há 8 anos, tomou a iniciativa liderar o projeto de desenvolvimento da adaptação do iDempiere para as necessidades brasileiras, aproveitando as várias adaptações já desenvolvidas no ADempiereLBR.
Fiz algumas perguntas a ele sobre o projeto e publico as respostas. Para todos aqueles que estão envolvidos com o ADempiere ou querem trabalhar com o projeto, recomendo fortemente a leitura da pequena entrevista que fiz com ele. Ao final do post, publico algumas imagens da nova versão que foram enviadas por ele.
1) Qual a principal ideia em criar o projeto IDempiereLbr?
O iDempiereLBR surgiu da necessidade de ter uma ferramenta eficiente, totalmente funcional, que fala a linguagem corporativa brasileira. Essa ferramenta está sendo desenvolvida com base na versão existente hoje para o ADempiere.
Além do suporte ao iDempiere, o iDempiereLBR se destaca por:
- Modularidade de suas funcionalidades. É possível por exemplo, instalar o plugin de um novo banco que suporta geração de boletos bancários sem a necessidade de parar/reiniciar o servidor. O novo recurso fica "automagicamente" disponível para o usuários, sem interrupções e downtimes;
- Correção de bugs. Todo o código está sendo 100% reescrito por utilizadores e desenvolvedores do antigo LBR que por si só é uma fantástica customização que suporta, dentre outros: NF-e, boletos, SPED, GIA, etc.
- Revisão de tradução. As traduções estão sendo revisadas por profissionais das áreas de negócios (administrativa, financeira, logística, etc.) para que haja mais coerência e fácil entendimento pelos profissionais usuários do sistema. Antes de cada tradução ser aprovada, o código-fonte é revisto para certificar-se de que a tradução é fiél.
- Boas práticas de programação. As classes core são mantidas intactas e toda funcionalidade do iDempiereLBR ocorre via interceptação de código e serviços do OSGi. Isso se traduz em facilidade no entendimento do código-fonte, fácil aplicação dos updates do projeto-pai, e um ciclo de desenvolvimento mais robusto.
- Lançamentos de releases. Os releases serão frequentes e acompanharão o desenvolvimento do projeto-pai.
2) Por que o uso do IDempiere ao invés do ADempiere?
O iDempiere surgiu como um fork do ADempiere em meados de 2010 e hoje se destaca pela ampla visão do futuro e pela adoção de novas arquiteturas como o OSGi (modularidade). É possível agora desenvolver um novo módulo (plugin) e fazer o upload para um marketplace onde outros usuários podem simplesmente fazer o download e instalar diretamente sem a necessidade do customization.jar. Não é preciso nem mesmo parar/reiniciar o servidor. Tudo pode ser feito on-the-fly.
A usabilidade é outro ponto favorável. Com o novo ZK 7 (ZKoss), o iDempiere ganha uma série de aperfeiçoamentos e suporte para tablets e outros dispositivos portáteis. Apesar de ainda oferecer suporte ao cliente Swing, o foco é a interface web, um tendência global. O ADempiere ainda peca por utilizar a versão 3.6 do ZK, que com suas limitações, dificulta a utilização web plena.
A respeito do desenvolvimento de ambos os projetos, basta verificar as estatísticas e acompanhar os commits de ambos para confirmar o quanto o iDempiere tem evoluido rapidamente na correção de bugs e implementação de novos recursos.
3) Em qual estágio está e qual sua previsão de término?
O projeto do iDempiereLBR é dividido em plugins de acordo com a funcionalidade. O plugin Core (funcionalidades básicas) está completo, bem como o plugin Tax (impostos). A previsão é que até abril/2014 o plugin NF (Nota Fiscal Eletrônica de produtos e serviços) esteja concluído e em junho/2014 ocorra a conclusão do plugin Boleto.
4) Como essa versão será disponibilizada?
Ela será disponibilizada através de um P2 site, e bastará a execução de um script no servidor da aplicação para o download e instalação automática.
5) Como as pessoas podem contribuir?
O código-fronte encontra-se disponível no https://bitbucket.org/idempierelbr/idempierelbr
Toda ajuda é bem-vinda. Há uma necessidade hoje por testadores e documentadores (wiki). Aconselho primeiramente o entendimento do ciclo de desenvolvimento do iDempiere antes começar a escrever código, bem como conhecer as diversas iFactory que possibilitam customização de classes core sem a necessidade de fork ou fragment bundle. Quem tiver interesse em acompanhar o iDempiereLBR, pode se inscrever no recém-criado forum https://groups.google.com/forum/?hl=pt-BR#!forum/idempierelbr
6) Qual a sua visão sobre o mercado de Compiere/ADempiere/IDempiere no Brasil?
A expansão do mercado de ERP é constante em todos os segmentos, inclusive nas pequenas e médias empresas. Há um consenso geral da necessidade de redução de custos operacionais, melhorar a qualidade das informações e também conhecer melhor seus clientes. A familia de ERP opensource *mpiere te dá a oportunidade de suportar (a baixo custo de implantação) as complexas necessidades das empresas modernas. A vastidão de recursos é fantástica e a possibilidade de integrar sistemas proprietários ou migrar totalmente faz da família *mpiere (especialmente o iDempiere) uma valiosa ferramenta para quem busca o crescimento com uma base sólida.
Sobre Alan Lescano
Alan Lescano é consultor que trabalha na empresa Ipanema Comercial/Estrela do Oriente e desenvolve customizações para ADempiere há 8 anos. Tem formação em Administração de Empresas e em Tecnologia de Informação.
Screenshots